Anúncios
Se você é um jovem brasileiro de baixa renda e tem o desejo de viajar, o programa ID Jovem pode ser uma excelente oportunidade para acessar uma série de benefícios.
Incluindo a possibilidade de viajar de graça (ou pelo menos quase de graça), em alguns casos você precisará pagar (apenas) a taxa de embarque.
Neste artigo, vamos explicar tudo sobre o ID Jovem, os benefícios oferecidos e como você pode participar deste programa do governo.
Leia Também:
O que é o ID Jovem ?
O ID Jovem é um programa do governo federal brasileiro que visa facilitar o acesso de jovens de baixa renda a diversos serviços e oportunidades.
Por meio deste programa, os jovens cadastrados têm direito a benefícios em áreas como cultura, lazer, esporte e transporte interestadual. O programa ID Jovem se destaca principalmente no que diz respeito às viagens interestaduais.
Com o ID Jovem, os participantes têm acesso a descontos de 50% ou até mesmo a gratuidade nas passagens de ônibus, trens e barcos para viagens entre estados. Dependendo da disponibilidade de acentos. Essa iniciativa visa facilitar a mobilidade e promover o acesso desses jovens a oportunidades educacionais, culturais e profissionais em diferentes regiões do país, contribuindo assim para a sua inclusão social e desenvolvimento pessoal.
Isso porque quando o jovem tem acesso a passagens de transporte interestadual com desconto ou gratuidade, acabam podendo realizar viagens que antes poderiam ser consideradas fora de seu alcance, possibilitando-lhes conhecer diferentes realidades e assim expandir seus conhecimentos sobre o Brasil. Essa faceta do programa não só incentiva a descoberta do país, mas também fortalece o senso de pertencimento e cidadania entre os jovens beneficiados.
Benefícios do ID Jovem
Entre os principais benefícios oferecidos pelo ID Jovem estão:
- Acesso gratuito ou com desconto em eventos culturais, como teatro, cinema, shows e museus;
- Meia-entrada em eventos esportivos;
- Desconto de 50% ou gratuidade nas passagens de ônibus, trens e barcos para viagens interestaduais;
- Prioridade de acesso à vagas gratuitas ou com desconto em cursos de qualificação profissional.
Como Participar
Para participar do programa ID Jovem, é necessário cumprir os seguintes requisitos:
- Ter entre 15 e 29 anos;
- Pertencer à uma família em que a renda mensal seja de até dois salários mínimos;
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com as informações atualizadas nos últimos 24 meses.
Após cumprir esses requisitos, o jovem pode fazer o cadastro no site ou aplicativo oficial do ID Jovem e obter o cartão virtual que será utilizado para acessar os benefícios do programa.
Download do app: IOS | Android
Como utilizar o ID Jovem
Para utilizar o ID Jovem, basta apresentar o cartão virtual ou impresso nos estabelecimentos ou locais conveniados.
No caso de viagens interestaduais, é necessário solicitar a emissão da passagem com antecedência, até para garantir o seu acento, pois se deixar para fazer a emissão da passagem muito em cima da hora pode acabar não conseguindo a gratuidade da passagem. Mas, o lado positivo é que ainda vai conseguir viajar barato. Depois disso, é só apresentar o cartão no momento do embarque.
Se você se enquadra nos requisitos, não deixe de se cadastrar e aproveitar os benefícios do ID Jovem!
Veja também Apps para ter internet no celular no exterior: aqui! E se tiver alguma dúvida sobre o Programa ID Jovem e/ou como viajar com ele deixe abaixo nos comentários!